sábado, 13 de setembro de 2014

BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS NO FESTIVAL DA CULTURA PAULISTA TRADICIONAL

Brincadeiras de todos os tempos no Festival da Cultura Paulista Tradicional – Capital 2014

Pula-pula, peão, boneca de pano, cavalinho de madeira, pega-pega e brincadeiras dos tempos da vovó animam crianças e adultos no XVIII .




O Revelando São Paulo traz nesta edição o espaço “Brincadeiras de todos os tempos”, onde crianças e adultos de várias idades podem vivenciar o lúdico de diferentes infâncias.

O espaço retoma a memória de brincadeiras de rua e brinquedos feitos artesanalmente.  A experiência é inovadora:  desde o toque com diferentes texturas até o modo de brincar – novas dinâmicas em grupo. As crianças poderão conhecer brincadeiras dos tempos de seus pais e avós, como, por exemplo, peão, bonecas de pano, “cinco marias”, cavalinho de madeira e pega-pega.

Os adultos também podem se divertir, participando das brincadeiras da própria infância e conhecendo novas. O Espaço também é uma oportunidade de compartilhamento entre pais e filhos, que oferecem alternativas às brincadeiras eletrônicas e usuais às quais estão acostumados. Os brinquedos são feitos por artesãos do interior do estado, e usam materiais como tecidos e diversos tipos de palha.

No espaço “Brincadeira de todos os tempos” é tanto uma ação de salvaguarda e difusão da memória da infância, abarcando diferentes brincadeiras e brinquedos, quanto um entretenimento para que pais e filhos se divirtam durante o Festival, com clássicas brincadeiras atemporais que inspiram lembranças saudosas de outras gerações.